Teutônia

teutônia
Teutônia é um belo município no interior do Rio Grande do Sul, distante 106 km da capital, Porto Alegre, fica há pouco mais de 1h e 20 min de carro. Emancipada em 24 de maio de 1981, separou-se do município de Estrela para se tornar uma das líderes em qualidade de vida no estado. Com IDH superior a 0.8, estaria na lista de países de índice de desenvolvimento humano alto, ao lado de Espanha, França e Bélgica. Com cerca de 27 mil habitantes, Teutônia ainda guarda as características de uma pequena cidade com as comodidades de uma cidade grande, como acesso a boas escolas e centros comerciais. Sua proximidade com a capital também é uma vantagem, permitindo acesso rápido a todo o país.

Cultura

O município se destaca culturalmente pela forte presença musical. São cerca de 40 grupos de canto, além da já conhecida Orquestra Municipal de Teutônia. Além dela, o Coro Municipal, grupos de danças folclóricas e teatros se apresentam rotineiramente no Centro Cultural 25 de Julho.

Anualmente a cidade recebe visitantes para os tradicionais encontros de motos, o Teutomoto, e o Encontro de Carros Antigos. No Natal, o destaque fica por conta do espetáculo “Luzes do Deus Menino”. De dois em dois anos Teutônia organiza a Festa de Maio, em comemoração ao aniversário do município.

A cidade também é responsável pela criação da turística Rota Germânica. São 14 pontos de visitação onde se pode conhecer a cultura germânica através das tradições que até hoje são cultivadas, como o engenho Quatro Ventos e a comunidade típica alemã de Linha Clara. O Lago da Harmonia, localizado a cerca de 500 metros de altitude, também é um ponto turístico de destaque. Construído em 1950, tinha por objetivo armazenar água para geração de energia elétrica.

lado da harmonia
Foto de Anderson Lopes

Economia


Dentre os 39 municípios pertencentes ao Vale do Taquari, Teutônia possui o segundo melhor desempenho econômico, com PIB girando em torno de 950 milhões de reais. A base da economia de Teutônia é bem diversificada, destacando-se a agropecuária, a indústria alimentícia e a indústria calçadista. Com um forte apelo cooperativista, a cidade orgulha-se de possuir a maior e mais antiga cooperativa de eletrificação rural, a Cooperativa de Eletrificação Rural de Teutônia LTDA, Certel.

TSS Voll

Aproveitando a alta qualidade de vida, criada a partir de um conjunto de fatores, como clima ameno, posição geográfica e uma população orgulhosa de sua origem, é que escolhemos Teutônia para ser o local de construção do nosso empreendimento mais ambicioso: o TSS Voll. Clique no link e conheça o projeto ou entre em contato para saber mais.
COMENTE

Receba nossas novidades: