Morar em apartamento ou casa: qual escolher?

Se você pretende comprar um imóvel, certamente já se perguntou qual é a melhor opção: morar em apartamento ou casa? Saiba que você não está sozinho, muitas pessoas têm essa dúvida, mesmo que já tenha morado em ambas opções.

Para ajudar nessa escolha, preparamos este post especial sobre o tema, explicando as vantagens e desvantagens de cada opção e você poderá avaliar o que é melhor para você e o que se encaixa em suas necessidades, para fazer a melhor escolha.

Então, leia agora mesmo e comece a pensar na compra do seu imóvel sem ter mais dúvidas entre casa ou apartamento.

Segurança x Privacidade

A questão da segurança é um dos fatores mais relevantes de quem escolhe morar em apartamento, que costuma parecer mais seguro. Porém, em uma casa, você também poderá ter uma estrutura segura também. Você pode morar em um condomínio fechado ou em um bairro com monitoramento, além de equipar sua residência com cerca elétrica, câmeras e alarmes.

Nem todos os apartamentos contam com privacidade. Em algumas áreas de condomínios verticais, até das janelas você terá a vista da moradia do vizinho. As paredes são conectadas, então o barulho inevitavelmente será percebido em sua propriedade, seja ele vindo das laterais, de cima ou de baixo.

Morando em uma casa, você estará mais distante de seus vizinhos e, além de ter mais privacidade, terá mais liberdade. Em condomínios existem regras de horários, circulação de animais, dentre outras coisas.

Taxa de condomínio x Manutenção de uma casa

A taxa cobrada pelos condomínios serve para custear as despesas de manutenção predial e pagar os funcionários contratados. Para manter tudo em ordem, é preciso que vários serviços sejam executados mensalmente, além da portaria e zeladoria. Por exemplo, a jardinagem.

Eventualmente pode ser preciso uma cota extra para reformas, pinturas, compra de novos equipamentos. E todos os meses é depositado um fundo de reserva que será usado em casos emergenciais.

Se você morar em uma casa fora de condomínios, não existirá a taxa mensal a ser paga, no entanto a manutenção sempre existirá. Eventualmente pode ser necessária uma reforma, limpeza de calhas, jardinagem etc. E se houver alguma situação emergencial, você precisará também ter uma reserva para ser usada nesse momento.

Espaço de uma casa x Área de lazer de um apartamento

Uma casa pode ser modificada ao longo do tempo. Pode ser feita a construção de um novo quarto, ampliação da cozinha, lavanderia, as garagens são maiores e é bem provável que os cômodos de uma casa sejam maiores que os de um apartamento, considerando imóveis do mesmo valor.

Porém, os condomínios novos costumam oferecer aos moradores uma estrutura de lazer que dificilmente você conseguirá ter em sua casa. Piscinas enormes, quadra esportiva, academia, salão de festa, espaço gourmet, churrasqueira, playground, dentre outros.

Por isso, pode acontecer do apartamento ser a melhor opção em um determinado momento de sua vida, enquanto em outro a casa é mais adequada. Cada escolha deve ser bem pensada e não existe resposta única que sirva para todo mundo sobre essa questão.

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens de morar em apartamento ou casa, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre o assunto!

Receba nossas novidades: