Corretor de imóveis: como escolher o melhor para te ajudar?

Contratar um corretor de imóveis é bem mais do que uma opção, é uma necessidade. Isso porque esse profissional tem os conhecimentos necessários para auxiliar você a encontrar o melhor imóvel e realizar todo o processo negociação com segurança.

No entanto, existem algumas características que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o corretor. Portanto, continue a leitura e confira o que considerar na hora de contratá-lo!

Verifique se o corretor de imóveis é credenciado pelo CRECI

De acordo com a Lei Federal nº 6530/1978, os órgãos responsáveis por fiscalizar os corretores de imóveis em âmbito estadual são os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Crecis). Isso significa que, para exercer a profissão, o profissional precisa realizar um curso de capacitação como Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) e depois se registrar em um CRECI.

Esse registro assegura que o corretor cumpra com seus deveres, como a análise da documentação, além de ser competente parar assessorar os clientes quanto aos tipos de financiamentos e outras atividades.

Para saber se o corretor é credenciado, solicite o cartão de identificação e confira a data de validade. Não se sinta envergonhado, pois essa prática é bem comum e demonstra que você é um cliente prudente.

Cheque a experiência e as referências

Além de verificar o CRECI, é importante checar a experiência do corretor no mercado de trabalho. Na verdade, não estamos falando de tempo de trabalho, mas, sim, de vivências e aprendizado. Por isso, questione sobre o envolvimento do profissional na área, cursos realizados, além de especializações em vendas e em negociações.

Não tenha receio de questionar sobre a disponibilidade e comprometimento no atendimento. Solicite informações sobre o mercado imobiliário da região e até referências de clientes para saber a opinião de alguém que já contratou seus serviços.

Se ele trabalha para uma empresa, você também pode checar as redes sociais para verificar a opinião dos clientes com relação aos serviços prestados.

Analise o comportamento durante o atendimento

Um bom corretor sabe se portar adequadamente e realiza um bom atendimento — de preferência personalizado —, além de prestar apoio jurídico e ter profundo conhecimento da área e do mercado.

Você pode analisar alguns comportamentos como falta ou excesso de agilidade, ausência de discrição, objetividade e cordialidade. Faça perguntas, converse e tire todas as suas dúvidas para analisar como ele responderá a seus questionamentos e se ele tem os conhecimentos necessários.

Repare se ele questiona sobre suas preferências entre casa ou apartamento ou em relação ao que não pode faltar nas áreas de lazer dos imóveis que você deseja conhecer. Essas e outras informações são importantes para identificar os melhores imóveis para você e para a sua família.

Caso o corretor imobiliário não te atenda com excelência logo nos primeiros momentos, como tentar oferecer apenas projetos de valores mais altos sem levar em consideração suas necessidades, pode ser que seja preciso repensar sobre a sua escolha.

Em todas as áreas existem os bons e maus profissionais. Sendo assim, principalmente quando se trata de imóveis de alto padrão, o ideal é optar por empresas especializadas que contem com profissionais para auxiliar no processo. Um corretor de imóveis capacitado fará uma análise em seu perfil e indicará o projeto que atenda às suas expectativas.

A TSS é uma incorporadora que, além de contar com profissionais competentes e especializados, ainda apresenta projetos personalizados para que você conquiste o imóvel dos seus sonhos. Entre em contato e nos conheça melhor!

COMENTE

Receba nossas novidades: