Vai comprar um imóvel? Saiba como analisar a planta

planta
Comprar um imóvel na planta pode ser uma excelente estratégia para quem tem mais tempo para esperar. Isso porque, em média, a diferença de valor de um imóvel na planta para o imóvel pronto pode chegar a 30%. Por outro lado, alguns empreendimentos podem levar alguns anos para ficarem prontos. Se sua situação permite essa opção, temos algumas dicas para que você acerte no imóvel a partir das informações que a planta oferece.  

A planta do imóvel fornece uma visão de como a área será distribuída entre cômodos. Onde será a cozinha, sala, quartos, banheiros, etc. Também servirá para o cálculo de área útil do imóvel, aquela que realmente poderá ser habitada pela sua família, que desconta pilares, paredes e shafts.

Como analisar a planta de um imóvel

Num primeiro momento pode parecer complexo analisar a planta de um imóvel. Mas aos poucos fica muito claro os aspectos do projeto desenvolvido pelo arquiteto que irão mais chamar atenção. Comece sua análise identificando a porta de entrada do imóvel. É a partir dela o primeiro contato real com qualquer imóvel então é fundamental que posição dela seja bem pensada.  

A maioria das plantas trazem consigo desenhos dos móveis. Este detalhe não serve apenas como sugestão para os novos moradores, mas como uma maneira de escala dos tamanhos das peças. Um cama colocada num quarto pode dar a noção do tamanho do ambiente. Por outro lado, fique atento a essa mesma escala. Para que pareçam maiores, alguns projetistas incluem móveis menores na planta do que os reais.

O que analisar na planta de um imóvel

O aspecto mais importante para analisar numa planta é, claro, se o imóvel atende suas necessidades. Quantos quartos tem, se tem área de serviço, churrasqueira, lareira, entre outros. Também servirá para mostrar a posição desses ambientes. A área de serviço é longe o suficiente da sala de estar para que o barulho da máquina de lavar não atrapalhe a família? Perguntas assim podem ser respondidas justamente por uma análise da planta.  

A planta também pode fornecer a posição solar do imóvel. Talvez você prefira ter mais sol durante o inverno do que durante o verão e, num empreendimento que ainda não foi construído, isso não é possível saber sem um estudo da planta.

Outro detalhe que, em geral, só é encontrado em imóveis de alto padrão, como o TSS Voll, são lajes planas. Uma laje plana se caracteriza pela eliminação das vigas como elementos estruturais de suporte. Isso significa que você tem liberdade para onde colocar as paredes do imóvel. Ou seja, se o layout apresentado pela planta não atender suas expectativas, você pode reposicionar as paredes para um desenho melhor.  

Curioso para saber como a laje plana pode impactar a planta do seu próximo imóvel. Venha conhecer o projeto do TSS Voll.
COMENTE

Receba nossas novidades: